segunda-feira, 16 de maio de 2011

Entrou pela janela e foi campeã

Tenho que separar esta postagem em duas partes:

1º - A Chapecoense foi o melhor time do campeonato. Fez mais pontos, ficou invicta dentro de casa, encarou todos os rivais com muito brio, e sua diretoria montou uma boa equipe. Tanto é verdade que seus jogadores interessam a Avaí, Barbies e Criciúma.

2º - Isso não muda o fato de que no ano passado a mesma Chapecoense foi rebaixada, e que este ano voltou para o campeonato catarinense como se nada tivesse acontecido. Se não me engano houve a desistência do Atlético-IB, foi isso?

De qualquer forma os clubes aceitaram isso, não se lembraram talvez que o time do Oeste é sempre um forte concorrente, deram sopa para o azar e além do título a Chapecoense abocanhou uma vaga na Copa do Brasil.

Por um lado parabéns para eles. Por outro fica a mancha do rebaixamento do ano passado. Os dois clubes da Capital, quando foram rebaixados, corretamente disputaram a segundona do Catarinense no ano seguinte.

O Avaí foi campeão. O time do estreito agiu como Sedex novamente e entregou em casa o título ao Blumenau. Além disso teve o problema da irregularidade do atacante Toninho, que causaria a perda de pontos e a consequente permanência na segundona por mais um ano, mas isso já é outra história...

6 comentários:

  1. Parece que vocês não sabem o regulamento do campeonato, que sempre foi feito pra beneficiar os times da capital. Peguem o regulamento e leiam, dae não ficaram falando tanta asneira assim. Vocês disputaram a segundona, porque nem um time desistiu naquele ano, senão teria acontecido a mesma coisa.

    Parabéns a Chapecoense, pelo ótimo campeonato e pelo título mais que merecido.

    ResponderExcluir
  2. Audrey, para com isso, regulamento que beneficia os times da Capital? Desde quando? Vai fazer time pra ver se conseguem sair da Série C, depois voltamos a conversar...

    A Chape entrou pela janela e pronto!

    ResponderExcluir
  3. É polemico esse assunto de que a Chapecoense deveria ter sido rebaixada, diz no regulamento que a equipe que desiste fica com zero pontos, no caso do Atlético de Ibirama foi quem desistiu.
    Diz no regulamento que cairiam apenas dois clubes, caíram Atlético de Ibirama por desistência ficou em último e Juventus em penúltimo.
    Certo que caiu do céu essa chance de permanência da Chapecoense, mas vamos valorizar o trabalho feito em Chapecó, foram campeões e com méritos, tiveram a competência de levantar o caneco e foi dentro de campo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho minha sdúvidas em relação ao rebaixamento da Chape. Também sempre fui contra à viradas de mesa, principalmente as que levaram o Fluminense de volta à elite e o além pontes à série B. Porém, vejo o caso da Chapecoense com uma certa peculiaridade. Não foram mudadas regras e nem regulamentos de nenhum campeonato. Nào houve mudança em número de times nada. O que aconteceu foi que um time se licenciou e daí se faz o que? Tem duas opções: sobem 3 ou cai um. Se nào é justo que um clube que ficou em penúltimo em um campeonato que caem 2 ficar, também não é justo um time que ficou em tereceiro em um campeonato que sobem dois subir. Alguém seria favorecido. Porém ela só foi favorecida por um caso raro de acontecer nos campeonatos, pricipalmente de primeira divisão, que é uma desistência. E se não me engano o regulamento previa que se algo parecido acontecesse o time da divisão superior fosse privilegiado. Então não considero uma sacanagem tão grande a Chapecoense ter jogado a primeirona.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Acho sacanagem, se era para alguém ficar na primeira tinha que subir outro da segundona e não a chapecoense, esse é o certo

    ResponderExcluir
  6. Tá Guilherme, mas daí é certo subir 3 em uma competição em que o regulamento prevê que subam 2 e é errado que caiam 2 (Atlético-IB e Juventus) em um campeonato que caem 2? Se está no regulamento que se um time desistir durante o campeonato ele vira o último do campeonato, pq a Chapecoense ficar é errado? Eu não vejo nenhum problema e também não acho que o regulamento esteja errado.
    O problema maior é verificarmos que um clube da primeira divisão de SC, que sempre montou bons times tenha chego a uma situação de insustentabilidade. Espero que não se repitam casos como o do Atlético de Ibirama, ou o que aconteceu com o Blumenau Esporte Clube por exemplo.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos. Sugere-se a utilização das demais formas de identificação disponível.