sexta-feira, 15 de julho de 2011

Catarinense com 12 Clubes?

A Associação dos Clubes de Futebol de Santa Catarina já aprovou que para 2012 poderemos ter 12 clubes na disputa do título Estadual. Cabe agora à Federação Catarinense de Futebol ratificar essa alteração. Creio que com a inclusão de dois clubes na disputa, a fórmula dos últimos anos também seja alterada.
A fórmula atual permite a qualquer clube programar-se para disputar somente um turno e ainda ser campeão. É possível marcar 0 (zero) pontos nos nove primeiro jogos, após vencer o segundo turno e sagrar-se Campeão Estadual com uma campanha inferior a muitas agremiações que durante toda a competição tiveram desempenho melhor.

Talvez, adota-se a fórmula antiga de dois grupos, como acontece no Campeonato Carioca ou dois turnos de pontos corridos com semi-finais e final com os quatro melhores colocados, próximo ao que é o Paulistão hoje.

O que espero é que essa fórmula fracassada não perdure e que se obrigue todos os times a entrar com força máxima na competição.

Ah... Quem quer uma boquinha nessa alteração são o Concórdia e o Imbituba. Rebaixados neste ano, enxergam nessa alteração a possibilidade de permanecer na divisão principal do Campeonato Catarinense.

Um comentário:

  1. Sinceramente, o campeonato já é fraco com 10 clubes, incluindo mais dois o nível tende a cair mais ainda.
    Outro ponto é que o rebaixamento em SC virou piada depois do caso Chapecoense.
    Tem clubes que passariam sufoco se disputassem a liga amadora.

    Mesmo assim o eterno "doto" vai querer agradas mais dois municípios, tenho certeza!

    Abs

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos. Sugere-se a utilização das demais formas de identificação disponível.