quarta-feira, 20 de julho de 2011

A melhor postagem do ano - por Kátia de Paula

A blogueira Kátia, do blog DNAzul, esteve ontem na Ressacada, e fez um tour pelos diversos setores do clube em busca de respostas a algumas perguntas que martelam a cabeça dos torcedores avaianos.

Fiquei surpreso com algumas questões que foram expostas em números, de qualquer forma quero deixar meus parabéns a ela. Abaixo a postagem completa do que foi publicado em seu blog:

Como  recebi muitas perguntas e algumas delas não faziam parte da pauta do Conselho, fui mais cedo para o Clube buscar as respostas nas áreas competentes.
Cheguei a Ressacada às 16 horas e comecei a minha “via-sacra” na busca das respostas.
Vamos então ao que eu consegui e também o que foi perguntado pelos Conselheiros ao Senhor Gustavo Mendes, Coordenador de Futebol:

1) Alexandre Parreira  trabalha no Clube por ser considerado um excelente observador (olheiro) na busca de novos jogadores. ( Resposta dada pelo Senhor Gustavo Mendes Coordenador de Futebol)

2) Fanatic: A Fantic não é uma empresa, é uma marca. Por isso não consta na JUCESC mas está cadastrada no INPI. A marca Fantic pertence a Empresa Pieri Sports e o Avaí tem direito aos royalts. Como na pergunta que o Gerson do Avaixonados me enviou, ele afirma que o Avaí lucra 30 mil por ano com a Fanatic, perguntei sobre valores. No ano de 2010 o Avaí ganhou 320 mil com a venda das camisas. (resposta dada pelo Senhor Cláudio Vicente, Superintendente de Administração)

3) Divisão de base:  todos os jogadores pertencem ao Avaí Futebol Clube.  Como o Senhor Cunha do Blog Nobre Azurra afirmou em uma das suas perguntas, que na semana passada ouve renovações e prorrogação de contratos na base, perguntei sobre isso também. A resposta é que na semana passada não houve nenhuma renovação ou prorrogação de contrato dos jogadores da base. Apenas 5 novos jogadores foram aceitos no elenco. (resposta dada por Dona Lourdes, Gerência Financeira e Contábil)

4) Avaí e L.A Sport, quanto o Avaí lucrou: todos os números estão no balanço apresentado pelo Clube ao final de cada ano e aprovados pelo Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo.  Todos os valores da venda de jogadores aparecem no balancete do Clube. (resposta dada por Dona Lourdes)

5) Julinho: Foi emprestado ao Vasco por 550mil. O Vasco emprestou Caique sem custos para o Avaí. No empréstimo do Julinho há uma clausula que não permite ao jogador atuar em jogos contra o Avaí. Seu contrato foi renovado e seu salário aumentado antes do empréstimo para que a multa rescisória fosse maior. Caso o jogador seja vendido. O Avaí só emprestou o jogador porque o mesmo pediu para ser negociado. Não queria mais ficar no Clube. (resposta dado pelo Senhor Gustavo Mendes, coordenador de futebol)

6) Daniel e Marcos Gabriel não podem jogar contra o Inter:  todos os times fazem isso, principalmente quando o jogador vem por empréstimo. O Avaí também está fazendo isso. Caso do Julinho que não pode atuar contra o Avaí. (resposta de Gustavo Mendes)

7) Mauro Galvão e Gustavo Mendes: Mauro Galvão continua responsável pelas contratações. Gustavo Mendes trabalha junto com Mauro nas contratações, mas sua função é mais como gestor do grupo, próximo aos jogadores no dia-a-dia dos atletas. (resposta de Gustavo Mendes)

8) Quantos sócios adimplentes o Avaí possui em quem pode provar isso? O Avaí no mês de junho desse ano tem 6286 sócios adimplentes e a Secretaria do Clube tem como provar isso, porque possui um sistema que controla confiavelmente os pagamentos. (resposta dada pela Dona Lourdes)

9) Vazamentos: o Clube vem se protegendo contra vazamentos para a imprensa e isso já melhorou muito. Tem passando a imprensa com antecedência somente as promoções do Clube. (resposta dada por Vandrei Bion – assessor da presidência)

10) Novos jogadores e L.A: os jogadores que chegaram recentemente no Clube ( Felipe, Welton, Lessa, Daniel, Fábio) nenhum deles pertence a L.A sport. O parceiro do Clube não exige exclusividade, muito pelo contrário, incentiva o Clube a adquirir jogadores que possam ajudar o elenco. (resposta dada pelo Senhor Gustavo Mendes)

11) Qual o valor atual da dívida do Avaí com o Presidente Zunino: 8 milhões sem atualizações. (resposta dada por Dona Lourdes).

12) Marcinho Guerreiro: não se encaixava no perfil do time que a nova comissão técnica deseja. Não aceitou treinar fora do time principal e pediu para ser negociado. Cometeu também ato de indisciplina. (Resposta de Gustavo Mendes)

13) George Lucas:  Também não se encaixava no perfil do time. Jogadores mais velozes e altos. Em dois anos jogou apenas 6 jogos. Foi ouvido o departamento médico por seu histórico de lesões. (resposta de Gustavo Mendes)

14) Lateral Felipe e Revson: pediram rescisão de contrato.(Resposta de Gustavo Mendes)

15) Número de jogadores: atualmente 35.  Mesmo com a vinda de novos jogadores,  o Avaí ao emprestar alguns e rescindir com outros, já economizou 20% em sua folha.(resposta de Gustavo Mendes)

16) Valorização da base: É a meta da nova comissão técnica a valorização da base, a partir de 2012. Este ano já estão promovendo encontros e treinos entre os profissionais e os jogadores da base. (resposta de Gustavo Mendes)

17) Choque de gestão: com a chegada da nova comissão técnica ouve um choque de gestão,  mas já está tudo em ordem após o desconforto inicial ao ser necessário afastar alguns jogadores, mas  o grupo hoje está unido e forte. Apoiando o novo treinador. (resposta de Gustavo Mendes)


18) Gabriel Zunino e o Clube: O filho do presidente Zunino não tem nenhum cargo no Clube.  É membro do Conselho Deliberativo.  Sua relação com a L.A Sport é de parceria com a empresa, conforme já dito pelo Senhor Luiz Alberto em entrevista nas rádios. (resposta dada por Nerto Machado, Gestão e Finanças).

Quero deixar claro que fiz as perguntas, não me culpem pelas respostas. 

E olha, fiquei no Clube das 16 até ás 23 horas, quando terminou a reunião do Conselho. Foi bem cansativo, pois tinha ficado a manhã toda e metade da tarde, trabalhando na UFSC digitando notas. Mas fiz o possível para responder a todos. Algumas perguntas  podem tem ficado sem resposta porque as pessoas responsáveis pela  área não estavam presentes. Bem, agora são 2 horas da manhã. Desculpem se o post vai com erros, mas quis escrever e postar antes de dormir.

Decisões do Conselho na reunião de hoje:

- A cada reunião o presidente do Conselho irá convidar um membro da diretoria para responder perguntas e dúvidas dos conselheiros. Aprovado por unanimidade. 

- Conselheiro Adir José pediu que seja feito um estudo para mudança do estatuto do Clube, para que nas próximas eleições para presidência do Conselho, os diretores do Clube que são conselheiros não possam renunciar para votarem como Conselheiros. Foi aprovado seu pedido por unanimidade e criada uma comissão, para juntamente com o jurídico do Clube, reformular o estatuto do Clube. Farão parte dessa comissão os conselheiros Alexandre Evangelista e Adir José da Silva Júnior.

- A diretoria já tinha pronto para apresentar ao Conselho os novos valores (redução) das mensalidades e ingressos, mas como a conversa com o Departamento de Futebol e a exposição sobre os produtos licenciados se estendeu até às 23 horas, será feita em breve uma reunião extraordinária para que o Conselho aprecie e delibere sobre os novos valores. Pois o Conselho quer ouvir e debater os novos valores e como se chegou a eles.

7 comentários:

  1. A Kk foi uma verdadeira repórter investigativa, hein?

    Vamos esperar as vuvuzelas durante o dia, agora...

    ResponderExcluir
  2. E agora, meu caro? Vai continuar defendendo a diretoria que debochou dos sócios mais uma vez? O número de sócios adimplentes já está um pouco menor a partir de hoje! Amanhã vou comprar meu ingressinho no setor H. É melhor do que ser sócio de um time que despreza seus fiéis seguidores e consumidores!

    ResponderExcluir
  3. O vandrei falando em vazamento de informação é piada né?

    ResponderExcluir
  4. Eles colocam o preço, achando que é barato, também um bando de gente cheio da grana, pra eles 55 , 90, 200 não é nada...

    Mas eu virei Avaiano, pulando o muro da Ressacada, nao gastava nem o dinheiro do ônibus, e hj eu pago mensal!

    Agora com esses preço aí, só tão perdendo o torcedor na Ressacada...


    DIRETORIA ACORDA PRA VIDA, A RESSACADA É DO POVÃO TAMBÉM!!!!

    ResponderExcluir
  5. Kátia parabéns pelo trabalho de busca de informações, sempre penso que a falta de informação gera confusão e boatos desnecessários e só dá pauta pra imprensa chafurdar em cima do Avai.

    ResponderExcluir
  6. Entendo ser muito importante esclarecer o item n. 15. E se possível Rogério, gostaria que você desse atenção a esse ponto. Foi um pouco embolada a resposta do Gustavo Mendes e, por se tratar de valores, é sempre bom aprofundar o assunto.
    A minha interpretação sobre a reposta do Gustavo:
    "Com as contratações recentes, a folha do Avaí cresceu cerca de 20%. Se todos os jogadores do grupo (os que a comissão técnica não tem mais interesse) forem negociados a folha do Avaí será reduzida em 25%. Ou seja, tirando as rebarbas matemáticas, teríamos um folha um pouco menor. De forma alguma, gastamos atualmente 20% menos do que antes. Estamos gastando 20% a mais do que antes.
    Em tempo: o que escrevei é com base na resposta do Gustavo Mendes. Se ele falava a verdade ou não, só o conselho fiscal para dizer.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos. Sugere-se a utilização das demais formas de identificação disponível.