terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um Avaí diferente em 2012?

Foto: www.avai.com.br
Ao que tudo indica sim. E falo pensando principalmente fora das quatro linhas. Nos últimos dois anos o Avaí viveu um período conturbado, perdeu o foco e a linha de ação vistos durante o final de 2007 até o fim da temporada de 2009.

De um clube que trilhava um caminho organizado e planejado para o crescimento, vimos os setores dentro do próprio clube batendo cabeça e o Leão patinando.


Desde o final do ano passado noto que o Avaí mudou (ou ao menos busca essa mudança) e tenta colocar-se novamente nos prumos que o levaram ao sucesso nos anos anteriores. Sequer esperou a confirmação matemática do rebaixamento para recriar seu departamento de futebol e comissão técnica e estruturar o ano de 2012 com os pés no chão e novamente organizado.

Outro grande problema nos últimos anos foi a comunicação entre o clube e os agentes externos (principalmente com o seu próprio torcedor). O primeiro sinal gritante de incoerência aconteceu em 31/12/2009. Lembro bem desta data, pois foi quando o banco acusou o recebimento do boleto de janeiro das mensalidades de 2010, com um considerável aumento.

Não quero aqui discutir se o aumento era justo ou não. A questão é que, muito embora existisse um plano diferenciado de ações para os sócios, a única comunicação das mudanças que iriam ocorrer apresentadas naquele momento por um terceiro foi o valor da mensalidade e qualquer possibilidade de "vender" a ideia do aumento frente a novas vantagens já tinha ido por água abaixo. É inconcebível que os boletos pudessem ter chegado antes do Clube apresentar as supostas vantagens desses novos planos.

E nesse ponto que eu queria chegar. A Comunicação, integrante básica do conhecido Mix de Marketing, realizada pelo Avaí foi sofrível nos últimos anos em todos os seus canais de contato direto e indireto entre torcedor e clube, sendo que muitos dos problemas surgiram ou se agravam a partir daquele episódio. Isso era notado, inclusive, no própria condução do twitter do Leão.

No último mês observei, e outros torcedores também perceberam, uma mudança de postura do clube na utilização do twitter. Hoje qualquer dúvida ou sugestão tem sido, na medida do possível, respondida de forma eficaz e satisfatória.



Ainda, vejo que a intenção do clube não é apenas melhorar sua conta no Twitter, porém adotar nova postura na relação entre torcedor x clube.

Não possuo qualquer informação além das divulgadas pelo próprio Avaí, contudo a forma de condução desse período de transição entre 2011 e 2012 indica que não se terá apenas mais um site com seu desenho reformulado. O novo Portal do Avaí parece ser somente mais uma ferramenta a ser implementada dentro de uma reestruturação da comunicação do Leão, que apresentou deficiências nos últimos anos.

Essa, pra mim, é a grande expectativa para o ano de 2012, que o Avaí reconheça seus erros e os corrija, retome o rumo iniciado lá no final de 2007 e que começou a afastar-se no dia 31/12/2009, porque dentro de campo o resultados mais cedo ou mais tarde aparecerão.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos. Sugere-se a utilização das demais formas de identificação disponível.